Lixas Roesler - Produtos para Indústria. | Abrasivos – A importância da abrasão na sua empresa.
17191
post-template-default,single,single-post,postid-17191,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,columns-4,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Abrasivos – A importância da abrasão na sua empresa.

Abrasivos – A importância da abrasão na sua empresa.

Abrasivos são materiais usados no polimento de uma variedade de produtos que abrange desde sapatos até peças de mármore. Lixas, discos de corte e desgaste, rebolos e esponjas são alguns dos produtos das indústrias de abrasivos.

Basicamente, a abrasão consiste na remoção de partículas de uma superfície por meio de atrito com um material mais duro. Antes de 1891, materiais naturais de dureza reconhecida, como o diamante, o corindo, o esmeril, o gamério e o quartzo eram usados para fins de acabamento. O primeiro abrasivo artificial descoberto foi o carbeto de silício, produzido a partir de areia e carvão. Era vendido principalmente para polidores de pedras preciosas sob o nome comercial de carborundum.

Hoje um dos abrasivos mais utilizados é o óxido de alumínio. Ele é obtido pela fusão da bauxita com uma pequena porcentagem de coque, ferro, titânio e óxido de magnésio em fornos elétricos a temperaturas que podem chegar a 2.000ºC. O resfriamento pode durar até uma semana.

De acordo com a indústria a que se destina o abrasivo, os profissionais da química podem modificar o processo de obtenção do óxido de alumínio ou combiná-lo com outras substâncias a fim de conseguir um melhor rendimento. Para desbaste pesado em metais e madeiras, por exemplo, é utilizado o oxido de alumínio zirconado (que contém óxido de zircônio).

Outro abrasivo sintético é o carbeto de cálcio (carbureto), usado na fabricação da cianamida, importante na indústria de polímeros, por combinação com o nitrogênio, e na obtenção do acetileno pela reação com água.

Alguns materiais extremamente duros ainda exigem o diamante para a abrasão. São os casos de alguns metais, do vidro, da cerâmica, das pedras preciosas e semipreciosas.

As ferramentas abrasivas têm enorme importância na fabricação de instrumentos metálicos de precisão, automóveis, aviões, armas, canhões e outros produtos industriais. Os metalurgistas têm desenvolvido ligas cada vez mais duras e muitas delas recebem o acabamento final dos abrasivos artificiais.